terça-feira, 27 de julho de 2010

O DIABO NO CULTO

 Esta peça teatral foi  foi copiada de http://ministrosdaalegria.wordpress.com/category/teatro-evangelico/ (muito interessante, faça uma visita) .

Contexto: Um Cristão está indo ao culto quando se encontra com o diabo, que também vai à igreja … acontece algo totalmente INESPERADO.



Cena 1 (O encontro no caminho)



CRISTÃO: (duvidoso) Você é o diabo?

DIABO: (arrogante) O mesmo, mas muito mais bonito do que nas fotos.

CRISTÃO: E o que você está fazendo?

DIABO: Eu estou indo visitar um grupo muito interessante de pessoas.

CRISTÃO: E aonde você vai?

DIABO: Eu vou à igreja

CRISTÃO: (Exaltado) A Igreja!

DIABO: Sim, eu gosto muito de participar do dia de adoração. A família toda se reúne, as pessoas vem de todos os lugares e ficam amontoadas como sardinhas, para louvar o seu Deus (ironia) …

CRISTÃO: Mas como você vai à igreja, se lá é o local onde você é combatido, acusado… O que você vai fazer?

DIABO: Vou defender os meus interesses … Eu preciso me defender ou onde lutam contra mim.

CRISTÃO: Mas como você vai se defender se você é o próprio Satanás.

DIABO: (Irônico) Como você é ingênuo! … Tenho mil e uma maneiras de me defender, não te lembras que sou o “Príncipe deste mundo”

CRISTÃO: Então você tem algumas estratégias de ataque.

DIABO: Claro … olha, por exemplo … na manhã de domingo provoco uma confusão na família “qualquer coisinha” atraso do café da manha, um botão da roupa que se perde, a camisa que aparece amarrotada, uma mancha nas calças ou saias … isto já é o suficiente para colocar em um mau humor em todas essas pessoas felizes que vão à igreja. Logo chegam na igreja, ainda irritados. E você acha que assim conseguem prestar um culto? (ri sarcástico) …

CRISTÃO: (irritado) Você realmente é ruim, como você pode fazer isso.

DIABO: Só estou cumprindo com a minha natureza.

CRISTÃO: Mas isso só você pode fazer antes de entrar na Igreja, porque lá você não pode se meter em nada.

DIABO: (Risos) Que inocente! “Até me sento no trono de Deus”, pensas que não tenho poder. Basta ouvir … Uma vez na igreja faço que alguém chega atrasado, que uma criança comece a chorar, que caia uma ferramenta, alguém espirra, outro entra, a porta bate… é o suficiente para mais de metade da igreja virar pra ver… Ah, e eu quase me esqueci, me levo algumas “reflexões estranhas” para os que estão lá fora, ou os mais distraídos.

CRISTÃO: Você é realmente desprezível.

DIABO: Obrigado, é um elogio para mim … e se você quiser me elogiar mais, eu te digo que, quando o culto termina, eu executo algumas manobras para que alguns não se cumprimentem, com isso surgem sementes do ódio em muitos corações.

CRISTÃO: Por que não nos deixa em paz na igreja e vai pra outros lugares.

DIABO: Pra quê, se tudo o resto já está sob meu controle, festas, danças, eu estou na TV, no rádio, em revistas, nos amigos, sobre a droga, quase tudo está sob meu controle … é Então eu venho para a igreja, é precisamente o lugar que eu não tenho controle total, de onde vem a maioria dos ataques contra mim. Apenas estou defendendo os meus interesses.

CRISTÃO: Você pode fazer o que quiser. Você diz que é “o príncipe deste mundo”, mas nós acreditamos ser o “Rei dos Reis e senhores Senhor, o Leão da tribo de Judá, o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim… nós confiamos no que ele disse: “Eu venci o mundo” e nós somos mais que vencedores.

DIABO: Eu sei, eu sei, e é por isso que eu tenho que agir rápido, meu tempo está se esgotando… eu reconheço que você ganhou hoje, mas amanhã é outro dia, e posso garantir que virei ainda mais forte para derrotá-lo (Sai correndo, vencido).

CRISTÃO: (Com autoridade) Você pode querer tentar mil vezes, mas não te resisto na minha força, mas no Deus Todo-Poderoso … você pode vir, mas serás derrotado.

Alguém fora do palco diz, “Coloque toda a armadura de Deus para que permaneças firme contra as astutas ciladas do diabo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário